TURMA ENCERRADA – PARA COLOCAR NOME NA LISTA PARA A PRÓXIMA NOS ENVIE UMA MENSSAGEM (link abaixo para contato pelo Whatsaap) OU E-MAIL (contato@cabh.org.br)


Atendimento pelo WHATSAPP através do número: (31) 99595-3952

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO PRIVADA

OBJETIVO GERAL

O Curso de Capacitação em Mediação Privada será ministrado na modalidade presencial, com certificação de 60 horas/aulas e possui por objetivo a formação de mediadores de conflitos no âmbito privado, com enfoque em conhecimentos teóricos-práticos e multidisciplinares, trazendo relevantes questões atuais e necessárias, conforme as demandas inovadoras do mercado de trabalho no que tange à gestão de conflitos.

Desse modo torna-se indispensável nesta Capacitação o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades para a prática da Mediação de Conflitos no âmbito Privado tais como Estratégias de Negociação, Inteligência Emocional, Mindfullnes, Comunicação Não Defensiva, da atuação do advogado na mediação, Neurociência para Mediadores, do funcionamento das Câmaras Privadas, dentre outras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Preparar e aperfeiçoar as teorias relacionadas à gestão de conflitos e políticas públicas, bem como habilidades e competências para atuarem enquanto mediadores privados;
Investigar as diferentes e novas concepções nas áreas da mediação de conflitos, preparando os alunos para identificarem a melhor solução para cada situação específica;
Capacitar profissionais para atuar no âmbito da resolução adequada de disputas, preparado- os para a aplicação prática, e não apenas teórica, do instituto da mediação;
Ampliar as habilidades interpessoais fundamentais;
Oportunizar condições para que os alunos realizem trabalhos de pesquisas, relatórios e participem de debates acerca da temática;

JUSTIFICATIVA

A presente Capacitação justifica-se diante do cenário de necessárias mudanças na área jurídica e demais correlatas, que exigem não somente do atual profissional do Direito, bem como também, de profissionais que lidam, direta ou indiretamente, com relações humanas, uma capacidade de análise, mapeamento e aprimoramento de forma a compreender os fenômenos de um mercado cada dia mais seletivo e competitivo.

Neste entendimento, esta Capacitação apresenta-se em consonância com este novo mercado jurídico que se estabeleceu com o atual Código de Processo Civil e a Lei de Mediação, como parte de uma Política Pública Nacional de Tratamento Adequado a Resolução de Conflitos, e obedecendo à Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça para atuação nas Câmaras Privadas de Mediação e Conciliação, e ainda, publicada a Portaria 1350/2018 do Ministério da Educação – MEC, que homologou parecer CNE/CES 608/2018, fixando a disciplina Mediação, Conciliação e Arbitragem como uma das disciplinas obrigatórias na formação dos bacharéis de Direito.

PÚBLICO-ALVO

– Profissionais graduados e estudantes universitários, com especial interesse no âmbito dos métodos adequados de resolução de conflitos.

– Profissionais que atuem como terceiro imparcial, auxiliando partes em litígio ou em conflito a negociarem suas questões, buscando a facilitação do diálogo voltada para a prevenção ou resolução de disputas.

– Profissionais de diferentes áreas de conhecimento e atuação e de diferentes contextos de convivência, interessados em negociação, mediação e gestão de conflitos e possam se beneficiar do procedimento e das técnicas da Mediação, bem como: psicólogos, advogados, empresários, administradores, empreendedores, gestores, terapeutas, economistas, contadores, engenheiros, ouvidores, professores, médicos, entre outros.

METODOLOGIA

A metodologia será de cunho participativo, isto é, estimulará a interação constante, com foco na construção do conhecimento junto com o aluno, por meio de aulas expositivas, dinâmicas, exercícios em grupos, vídeos e outras mídias áudio visuais. Ainda, visando o aperfeiçoamento do conhecimento adquirido pelos alunos, estes construirão relatórios semanais sobre o conteúdo das aulas ministradas, sendo posteriormente compartilhados com os demais alunos do curso, na semana posterior.

INVESTIMENTO

Valor Integral do Curso: R$ 2.100,00

Podendo ser parcelado em até 5 vezes sem juros no cartão de crédito (incidência de juros a partir da 6a. parcela);
Pagamento à vista: 10% de desconto;
Para estudantes de graduação e pós-graduação: 10% de desconto
Para grupos acima de 10 pessoas: 20% de desconto
Para membros de Instituições Apoiadoras: 10% de Desconto

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– O Curso de Capacitação em Mediação Privada desenvolve-se em 60 horas teórico- práticas, a seguir discriminadas:

– Panorama histórico da RAD no Brasil e Legislação Pertinente – Profª. Sabrina Nagib;
– A Política Privada e Judiciária de Tratamento adequado de conflitos – Profª. Daniella Ramalho;
– Cultura da Paz, a Teoria do Tribunal Multiportas e a Realidade Brasileira – Profª. Daniella Ramalho;
– Teoria da Comunicação Aplicada à Resolução Consensual de Conflitos – Profª. Stela Luiz;
– Moderna Teoria do Conflito – Profª. Stela Luiz;
– Fundamentos da Negociação para Mediadores – Profª. Sabrina Nagib;
– O Processo de Mediação – Profª. Sabrina Nagib;
– A Figura do Mediador e Sua Relação com os Envolvidos  na Mediação – Profª. Daniella Ramalho;
– Ética na Mediação – Profª. Stela Luiz;
– Advocacia na Mediação – Profª. Sabrina Nagib;
– As Câmaras de Mediação Privada – Profª. Daniella Ramalho;

CORPO DOCENTE

  • DANIELLA LOUREIRO RAMALHO
    Diretora da CABH – Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem de Belo Horizonte – Câmara credenciada no TJMG. Mediadora Privada e Judicial credenciada no TJMG (2018). Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG. Membro da Comissão de Arbitragem da OAB/MG. Ministra os Cursos: Advogando na Mediação na CABH; Descomplicando a Arbitragem na CABH; Palestrante na Gestão Adequada de Conflitos; Bacharel em Direito formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012); Pós graduada em Mediação e Gestão de Conflitos pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais (FESPMG), e Fundação Nacional de Mediação de Conflitos (FNMC);
  • SABRINA NAGIB DE SALES BORGES
    Advogada não adversarial e consultora jurídica. Mediadora de conflitos no âmbito judicial credenciada pelo TJMG (2014), e mediadora de conflitos no âmbito privado certificada pelo ICFML- Instituto de Certificação de Mediadores Lusófonos (2016). Mestranda em Gestão da Educação Superior pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), em Buenos Aires/Argentina, acreditado pelo CONEAU, Resolução Nº 332/11. Membro da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB- MG. Palestrante e professora de cursos que envolvem temáticas que perpassam a área dos Meios Adequados de Resolução de Conflitos. Membro do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem- GEMEP | CBAr. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (Cbar). Membro associada ao IBDFAM- Instituto Brasileiro de Direito de Família.
  • STELA LUIZ DE ALMEIDA
    Graduada em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva, Pós Graduada em Mediação e Gestão de Conflitos pela FNMC: Fundação Nacional de Mediação de Conflitos e Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, Mediadora Judicial pela FNMC: Fundação Nacional de  Mediação de Conflitos, Capacitada em Mediação Privada pela MISC: Métodos Integrativos de Soluções de Conflitos, Capacitação avançada em Mediação de conflitos, com o Dr. Juan Maria Luce, pelo Estudio Luce e Esturdiar em Buenos Aires, Curso Práctico de Mediacion de Conflictos pelo Estudio Luce em  Buenos Aires- Argentina; Capacitação do Advogado na Mediação pela MISC: Métodos Integrativos de Soluções de Conflitos.

ATENÇÃO

Este curso não consiste em capacitação para mediadores judiciais. Assim, não está previsto módulo de prática real ou estágio supervisionado em mediação.

DESISTÊNCIA/CANCELAMENTO

Caso a desistência/cancelamento ocorra até o dia 06/03/2019 será devolvido o valor pago, abatidos eventuais impostos decorrentes de emissão de nota fiscal; Do dia 07/03/2019 ao dia 17/03/2019 será devolvido 70% do valor pago, abatidos eventuais impostos decorrentes de emissão de nota fiscal ou permitida a substituição do aluno por outro indicado pelo desistente; A partir de 22/03/2019 todavia, não será devolvido nenhum valor pago, sendo permitida a substituição do aluno por outro indicado pelo desistente/cancelante.

 

GESTÃO EDUCACIONAL: Sabrina Nagib de Sales Borges